agosto 31, 2012

Stadtbus, em parceria com o Hemocentro do HCFMB, personaliza ônibus para incentivar doação de sangue em Botucatu


O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) será o foco de uma campanha idealizada e realizada pela empresa de ônibus Stadtbus – uma das duas responsáveis pelo Transporte Coletivo em Botucatu, para o incentivo de doação de sangue.

A partir da próxima segunda-feira (3), um ônibus da empresa, personalizado com a Campanha de Doação de Sangue: ‘40 minutos 4 vidas: Sua solidariedade e um pouco do seu tempo pode salvar vidas’, estará transitando pela Cidade. “Conversamos no Hemocentro e tivemos a ideia de colocarmos em prática, em Botucatu, essa campanha que nossa empresa já realiza no Sul. É algo inédito em Botucatu”, explicou Jeferson Mattos, gerente da Stadtbus.


O ônibus personalizado – para o incentivo da doação de sangue – percorrerá todas as linhas de responsabilidade da empresa em Botucatu. “Nossa intenção é essa, estar em todos os trajetos. É uma campanha sem tempo determinado. O ônibus irá circular por toda a Cidade. Todos os dias, praticamente, iremos trocar a linha que ele fará”, disse Jeferson Mattos, que completou. “Além da personalização, dentro do ônibus faremos panfletagem, com explicações sobre a doação de sangue e os horários de funcionamento do Hemocentro do HC”.

De acordo com Antônio Carlos Evangelista, gerente operacional, a população já deverá utilizar o ônibus nesta segunda-feira. “No total, temos 24 linhas. Esperamos que a Campanha dê resultado. Iniciaremos pelas linhas com maior fluxo de pessoas, mas todas receberão o veículo”, destacou.

Com apoio da Semutran (Secretaria Municipal de Transporte), a Stadtbus revela que poderá disponibilizar esse ônibus para levar grupos de pessoas ao Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. “Poderemos conversar e disponibilizar esse ônibus para comunidades e instituições que queriam se organizar para irem ao hemocentro fazer doação de sangue”, revelou o gerente da empresa, Jeferson Mattos.

A ideia de personalizar o veículo e incentivar a doação de sangue foi bem recebida pelo secretário de Transporte de Botucatu, Vicente Ferraudo. “Apoiamos essa ideia e incentivamos essa ação. É uma campanha muito importante para ajudar a conscientização da população”, destacou.

Nos próximos dias, a empresa Stadtbus ainda realizará um mutirão com seus funcionários para doação de sangue ao Hemocentro do HCFMB. “Levaremos nossos funcionários para doar. Só não poderão participar os motoristas, porque não pode sair dirigindo em seguida”, lembrou o gerente da empresa.

Doe Sangue
O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina segue com seus estoques abaixo do ideal. A necessidade maior são doadores de sangue de fator negativo, mas todos os tipos são bem-vindos.
Para doar, as pessoas precisam estar bem de saúde e levar um documento com foto. O Hemocentro de Botucatu, vinculado ao HCFMB, funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 16h30 e aos sábados das 7h às 13 horas. Mais informações através dos telefones 3814-8004 ou 3811-6041 ramal 240.


Condições para doar:


– Gozar de boa saúde;

– Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;

– Seu peso deve ser superior a 50 kg;

– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;

– Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;

– Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;

– Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;

– Não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).



Núcleo de Comunicação do HCFMB