setembro 03, 2012

Campanha de Aleitamento tem saldo positivo, mas estoque do Banco de Leite do HCFMB segue abaixo do ideal


Ao final da campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Banco de Leite do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) obteve um saldo positivo. Através da repercussão sobre a doação de leite materno, oito mães compareceram para doações às crianças nascidas prematuras.

Apesar do gesto, o número foi menor que o esperado e o estoque está abaixo do ideal. O Banco de Leite conta com 27 crianças recém-nascidas e somente seis recebem o leite pasteurizado.


 “É importante dizer que a Semana Mundial do Aleitamento acabou, mas a campanha para a doação de leite acontece o ano inteiro e, que também não precisa se deslocar até o Hospital das Clínicas para fazer a doação, nós vamos até a casa da doadora para fazer a coleta do leite”, explica Maria Sueli Zanchetta de França, supervisora do Banco de Leite do HC.

Bethânia Vieira Lopes Santiago, de Itatinga (SP), fez sua primeira doação na manhã desta segunda-feira (03) e diz que é importante doar. “Fiquei sabendo da necessidade do Banco de Leite e resolvi fazer a doação. Me sensibilizei com as crianças que ficam aqui internadas, sem leite”, conta.

Banco de Leite
O Banco tem como doadoras mães da cidade Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Pardinho, Pratânia, Pirambóia, Porangaba, Torre de Pedra e São Manuel.

As mulheres são cadastradas e recebem todas as orientações necessárias. A equipe do Banco de Leite entrega um kit e busca o leite na residência das doadoras. Mais informações através do e-mail blhhc@fmb.unesp.br  ou dos telefones (14) 3811 6410 e (14) 9799 8289.