outubro 19, 2012

AES Tietê atua na preservação de áreas nas bordas de seus reservatórios


A AES Tietê tem como compromisso de sua Plataforma de Sustentabilidade promover o uso adequado das Áreas de Preservação Permanente de sua responsabilidade no entorno dos reservatórios de suas usinas. Assim, para garantir a sustentabilidade ambiental dessas áreas, a empresa atua de forma preventiva, buscando a conscientização da comunidade sobre a importância das áreas de preservação e alertando sobre os riscos que as ocupações irregulares acarretam ao meio ambiente.


Nos últimos dois anos, a AES Tietê intensificou suas ações em parceria com Prefeituras, Órgãos Ambientais, lindeiros e ONGs para a preservação dessas áreas e divulgação de mensagens de conscientização sobre o uso sustentável das bordas dos reservatórios.

A empresa dispõe de um programa de fiscalização preventiva e corretiva das bordas de seus reservatórios. Essas fiscalizações eram realizadas por meio de inspeções no local. Hoje, além desse método, a AES Tietê também utiliza satélites com detecção de mudança para identificar novas ocupações irregulares.

Orientação - No site da AES Tietê (www.aestiete.com.br) estão disponíveis informações sobre a legislação ambiental e as ocupações que são permitidas nas Áreas de Preservação Permanente sob responsabilidade da AES Tietê. São elas: ocupações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental.

A empresa orienta aos ocupantes dessas áreas que cumpram os pré-requisitos acima. Caso não estejam atualmente regulares, ou seja, não tenham a licença ambiental e o contrato de cessão de uso concedido pela empresa em vigor, os ocupantes devem procurar a área ambiental da concessionária para a regularização de sua ocupação. O contato pode ser feito pelo email bordas@aes.com.

No caso das ocupações que não são regularizáveis, a empresa solicita que seja feita a desocupação da área, e posterior recuperação.

Essas iniciativas integram o tema Geração de Energia Sustentável, definido pela Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil, que reúne um conjunto de diretrizes e metas, alinhadas ao Planejamento Estratégico do Grupo http://www.aesbrasilsustentabilidade.com.br/index.php.

Sobre a AES Tietê – A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque gerador com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado de São Paulo e 2,3% no Brasil.