outubro 18, 2012

Hemocentro do HCFMB coleta 77 bolsas de sangue em campanha de doação na Escola Industrial


A equipe do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esteve durante a última quarta-feira (17), na Escola Técnica Dr. Domingos Minicucci Filho “Industrial”, realizando coleta de sangue.


Após 130 pessoas passarem pela triagem, foi realizada a coleta de  77 bolsas de sangue. “Tivemos uma tarde bastante produtiva, sem problemas, além de um fator muito importante para nós, tivemos bastante gente que doou pela primeira vez”, explica o médico do Hemocentro, Dr. Pedro Bonequini Júnior.

O médico explicou que para o Hemocentro é importante que a pessoa que doe a primeira vez continue sendo doador.  “É importante ter o doador de primeira vez, para que possamos estabelecer com ele uma rotina de doação, e não que fique apenas na primeira vez”, lembrou Bonequini.

A atitude dos responsáveis pela escola Industrial, ao abrir as portas para o Hemocentro, foi elogiada pelo médico. “Quero agradecer a diretoria da escola, pois não foram só os alunos e professores que doaram, mas sim a população em geral. Muita gente passou e viu que havia a coleta ali e entrou”, destacou Dr. Pedro Bonequini Júnior.

Atualmente, o estoque do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu contra com seis bolsas do tipo A negativo, 69 bolsas de A positivo, 12 bolsas de AB positivo, 3 bolsas de B negativo, 24 bolsas de B positivos, 37 bolsas de O negativo e 107 bolsas de O positivo. O tipo AB negativo não conta com nenhuma bolsa. “Estamos em um nível aceitável hoje. A coleta de quarta-feira ainda não entrou no estoque porque, primeiro, passa por exames laboratoriais, para depois contabilizarmos com as que já temos”, conclui Bonequini.

Para doar sangue é preciso estar com a saúde em dia e levar um documento com foto. O Hemocentro de Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30 e aos sábados das 7h às 13 horas. Mais informações através dos telefones (14) 3814-8004 ou (14) 3811-6041, ramal 240.

Próximas coletas externas:
20/10 – Bofete – das 8 às 12 horas;
27/10 – Águas de Santa Bárbara – das 8 às 12 horas.

Condições para doar:
- Gozar de boa saúde;
- Você deve ter mais de 18 anos e menos de 60 anos;
- Seu peso deve ser superior a 50 kg;
- Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
- Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos três meses do parto ou aborto;
- Ter dormido no mínimo seis horas antes da doação;
- Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
- Não estar em jejum; ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: fruta, suco, leite desnatado).

Impedimentos temporários:
- Febre, sintomas de gripe ou resfriado nos últimos 14 dias;
- Uso de antibióticos nos últimos 14 dias;
- Gravidez e período de amamentação;
- Endoscopia há menos de 6 meses;
- Viagem para áreas endêmicas de malárias há menos de 12 meses;
- Comportamento de risco para adquirir doenças sexualmente transmissíveis;
- Transfusão há menos de 1 ano;
- Tatuagem há menos de 1 ano.

Impedimentos permanentes:
- Malárias ou doença de Chagas;
- Hepatite após os 11 anos de idade;
- Diabéticos dependentes de insulina;
- Uso de drogas ilícitas;
- Alcoolismo;
- Portadores de doenças sexualmente transmissíveis como AIDS e sífilis.
Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem.