outubro 18, 2012

III Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias está recebendo trabalhos


Até o dia 15 de dezembro a organização do terceiro Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias (SGeA) está recebendo trabalhos das áreas de ciência do solo e da água, agricultura de precisão, gestão ambiental, manejo de culturas, sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto, ciências florestais e zootecnia, que serão apresentados de forma oral ou através de pôster durante o evento. Os resumos devem ser enviados para o e-mail sgea_artigos@fca.unesp.br.

Evento terá a participação de importantes pesquisadores europeus e brasileiros
Realizado bianualmente desde 2009, o evento, que acontece entre os dias 8 e 10 de maio de 2013, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, tem como principal objetivo apresentar e discutir as inovações referentes à geoestatística e suas respectivas aplicações na área de ciências agrárias.

Três pesquisadores europeus estão entre os palestrantes da SGeA. Na abertura do evento, a pesquisadora italiana Annamaria Castrignanò, do Istituto Sperimentale Agrononomico di Bari aborda o uso da geostatística na delineamento das áreas de manejo. No segundo dia, a pesquisadora Maria João Pereira, do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), fala sobre a aplicação da geoestatística na análise ambiental. Abrindo as atividades do último dia, o pesquisador Amílcar de Oliveira Soares, também do IST, apresenta a palestra “Geoestatística e classificação de solos”.

Além dos pesquisadores internacionais, o evento ainda conta com palestras de especialistas de respeitadas instituições brasileiras, entre elas o Instituto Agronômico de Campinas, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade de São Paulo e a própria Unesp.

Coordenado pelos professores Paulo Milton Barbosa Landim, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp/Rio Claro, e Célia Regina Lopes Zimback, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Unesp), o III SGeA é uma realização conjunta do Grupo de Pesquisas Agrárias Georreferenciadas, Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e FCA/Unesp.

Mais informações sobre o envio de trabalhos, programação completa e inscrições podem ser obtidas através do site http://ads.tt/Nelneg ou pelo telefone (14)3880-7469.