outubro 17, 2012

Novo Tomógrafo de três toneladas chega ao HCFMB para aprimorar os serviços de diagnósticos de imagem


O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu, nesta quarta-feira (17), seu novo Tomógrafo Multislice de 16 canais, da marca Toshiba. O equipamento, importado do Japão, colocará Botucatu no roteiro dos principais centros de diagnósticos de imagem do Estado.

O aparelho, adquirido pelo valor de R$ 900 mil, deu grande trabalho para ser descarregado. Seu peso, próximo das três toneladas, exigiu bastante esforço da empresa responsável pela entrega, que contou com a ajuda de diversos funcionários do setor.


A aquisição do novo Tomógrafo elevará a qualidade dos serviços prestados no diagnóstico de imagem oferecido pelo Hospital. Atualmente, o HCFMB conta com dois aparelhos que fazem o mesmo serviço. Um deles, um Tomógrafo Convencional Sytec GE, prestes a completar 20 anos e o outro, um Aparelho Helicoidal Toshiba, com 12 anos de atividade. Os dois aparelhos limitavam o serviço prestado pelo HC, pois só podiam ser utilizados em pacientes com menos de 105 quilos.

O novo Tomógrafo, de acordo com a Supervisora do Setor de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética do HCFMB, Cássia Maria Lopes, trará mais precisão para os exames e abrirá um leque maior de serviços oferecidos. “Esse equipamento vai permitir reconstruções vasculares, ortopédicas e de neurologia, oferecendo uma definição infinitamente superior nos diagnósticos”, comentou. “Os grandes beneficiados serão os pacientes, que serão atendidos de uma maneira mais eficiente. Além disso, toda a comunidade acadêmica também acaba tirando proveito da aquisição. Nosso departamento estava bastante defasado e os investimentos atuais estão sendo fundamentais para o desenvolvimento do Hospital”, completou.

O aparelho ainda não foi tirado da caixa, pois esse serviço só pode ser feito por uma equipe de profissionais da Toshiba. Enquanto o aparelho segue guardado, a sala onde o mesmo será instalado recebe sua última fase de adequação estrutural.