outubro 18, 2012

Premiação do Concurso Literário abre a agenda de atividades do Festival do Saci de Botucatu


O Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” foi palco na noite da última quarta-feira (17), da solenidade de premiação do 1o. Concurso Literário “Causos do Saci” promovido pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Subsecretaria de Turismo, em parceira com a Academia Botucatuense de Letras (ABL). A iniciativa integra o Festival Nacional do Saci que acontece neste final de semana (19,20 e 21) no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão” e também as festividades comemorativas ao 40º aniversário da Academia Botucatuense de Letras.


O objetivo do concurso foi resgatar e difundir o folclore brasileiro, contribuindo para sua preservação; celebrar o Dia Nacional do Saci (31 de outubro); além de valorizar e dar maior notoriedade Botucatu no que se refere ao personagem.

Participaram do concurso estudantes e o público em geral que vincularam a figura do saci a fatos, acontecimentos e cenas de Botucatu, divididos em seis níveis e modalidades [confira abaixo] que compreenderam expressões artísticas em desenho e escrita.

Após a entrega, os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por Carmem Lúcia Ebúrneo da Silva, José Sebastião Pires Mendes, Leda Galvão de Avellar Pires e Maria Amélia Blasi de Toledo Piza. Os cinco primeiros colocados receberão diplomas e medalhas.
O secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, destacou em seu discurso a importância da realização do concurso e a parceira com Academia Botucatuense de Letras.

“Tivemos mais de três mil trabalhos inscritos no concurso e quatrocentos classificados para aprovação da Academia Botucatuense de Letras. Ficamos muito felizes com essa parceria. O Festival no Saci já é realizado há 12 anos em Botucatu e nesses últimos dois anos estamos trabalhando para impulsar mais o evento com a finalidade de atrair, além da população botucatuense, turistas para Cidade”, ressalta.

Na noite desta quinta-feira (18), às 20 horas, o Teatro Municipal também recebe uma mesa redonda sobre o tema “A importância do Saci na Mitologia Brasileira e o papel de Botucatu na divulgação dos nossos mitos” com o palestrante Oswaldo Guimarães presidente da Associação Nacional dos Criadores de Saci (ANCS). Na oportunidade também serão realizadas intervenções musicais do violeiro e escritor, Paulo Freire, além de outras atividades.