dezembro 05, 2012

Terminam na Argentina as filmagens de A Oeste do Fim do Mundo


Terminam esta semana as filmagens da coprdução Brasil/Argentina A Oeste do Fim do Mundo, protagonizada por César Troncoso, Fernanda Moro e Nelson Diniz.

Com roteiro e direção de Paulo Nascimento (Em Teu Nome), o filme une dois personagens solitários na desolada paisagem da Cordilheira dos Andes. “Tudo começou há quatro anos, quando li uma matéria sobre a Guerra das Malvinas”, diz Nascimento. “A material informava que dos 10 mil soldados que foram enviados para o conflito, cerca de 400 se suicidaram. Fiquei impressionado com este número e comecei a desenvolver esta história sobre perdas e solidão”, afirma o cineasta.


A previsão é que A Oeste do Fim do Mundo comece a participar de festivais nacionais e internacionais de cinema a partir de março de 2013. A estreia comercial está prevista para o segundo semestre de 2013, com distribuição da Filmes do Estação.

Ruta 7, Argentina. Um velho posto de gasolina, perdido na imensidão da estrada transcontinental, é o refúgio do introspectivo Leon (César Troncoso). De poucas palavras, poucos gestos e nenhum amigo, sua solidão só é quebrada por um ou outro caminhoneiro eventual que passa por ali para abastecer. Ou pelas visitas sempre bem humoradas do sarcástico Silas (Nelson Diniz), um motociclista com ares de hippie aposentado.

O tempo passa devagar nas margens da Ruta 7. Até o dia em que a enigmática e inesperada chegada de Ana (Fernanda Moro) transforma radicalmente o cotidiano de Leon. Aos pés da imponente Cordilheira dos Andes, segredos que pareciam estar bem enterrados vêm à tona, reabrindo antigas feridas e mudando para sempre a vida dos protagonistas.

NOTAS DE PRODUÇÃO:

· O filme foi rodado na ordem real em que as ações do roteiro se desenvolvem, para que os atores sentissem mais intensamente o desenvolvimento de seus personagens.

· Como a luz nas proximidades da Cordilheira dos Andes muda de maneira muito rápida e intensa, todo o filme foi rodado nos horários reais do roteiro, ou seja, as cenas matinais foram feitas efetivamente pela manhã, igualmente como as vespertinas e noturnas, sem a utilização de iluminação especial.

· filme foi sendo montado, diariamente, na medida em que as imagens eram captadas.

· A equipe de produção contou com profissionais brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos.

· O posto de gasolina onde mora o personagem Leon foi totalmente construído em alvenaria pela produção do filme. Ao final das filmagens, ele foi ofecerido às autoridades locais, e hoje serve como posto de informações turísticas na região de Uspallata, Argentina.

· Para vivenciar e interiorizar seu personagem, a atriz Fernanda Moro trabalhou anonimamente numa vinícola em Bento Gonçalves, participando das tarefas diárias dos trabalhadores do lugar.  Ela também teve de fumar pela primeira vez na vida.

· Fernanda Moro também cortou, de verdade, seus longos cabelos em cena, e teve de fazê-lo sem a ajuda de nenhum espelho. Como o corte foi real e obviamente a cena não poderia ser repetida, foram utilizadas 3 câmeras simultaneamente para esta cena especifica.

· Nelson Diniz e César Troncoso aprenderam a pilotar motos para viver seu personagem.

· Todos os objetos de cena são reais, e foram garimpados em casas e lojas da região de Mendoza e Uspallata, na Argentina.

FICHA TÉCNICA:

Elenco: LEON - Cesar Troncoso, esteves em O Banheiro do Papa, XXY, Em Teu Nome, Cabeça a Prêmio, Circular, El Viaje Hacia el Mar. Atuou também nos ainda inéditos Faroeste Caboclo, Hoje e Inocência Clandestina. Estará na próxima novela da Rede Globo, O Caribe é Aqui.

· ANA - Fernanda Moro, de Valsa para Bruno Stein, Em Teu Nome, A Casa Verde, A Despedida e O Tempo e o Vento (versão de 2013).

· SILAS - Nelson Diniz, de O Homem que Copiava, Neto Perde Sua Alma, Neto e o Domador de Cavalos, A Última Estrada da Praia, Sal de Prata, Tolerância.

DIREÇÃO E ROTEIRO:

Paulo Nascimento, diretor e roteirista de A Casa Verde, Em Teu Nome, Valsa para Bruno Stein, e Diário de um Novo Mundo.

Direção de Fotografia: Alexandre Berra
Direção de Arte: Voltaire Danckwardt

Montagem: Márcio Papel
Trilha Sonora: Renato Muller
Produção: Paulo Nascimento, Leonardo Machado, Marilaine Castro da Costa.
Produtor Associado: Beto Rodrigues
Coprodução: Bufo Films - Argentina - Produtor  Martin Viaggio

Distribuição: Filmes do Estação