janeiro 31, 2013

AES Tietê faz soltura de 60 mil alevinos no rio Piracicaba


Ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da empresa e acontecerá em parceria com as prefeituras de Piracicaba e de Santa Maria da Serra


A AES Tietê, braço de geração e comercialização da AES Brasil, irá soltar 60 mil alevinos da espécie Curimbatá, no rio Piracicaba, amanhã, às 13h30, no reservatório da usina hidrelétrica de Barra Bonita. A ação será realizada durante o 16º Passeio de Barcos do rio Piracicaba, realizado no condomínio Tamanduá, no município de Santa Maria da Serra (SP).

O evento será aberto à população e contará com a presença de profissionais da AES Tietê e representantes do poder público local. Os alevinos, com tamanho entre 10 e 15 cm, serão repovoados com o auxilio da população, que receberá orientações sobre a preservação do meio ambiente.

A soltura faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da AES Tietê, que prevê o repovoamento de 2,5 milhões de alevinos de espécies nativas por ano ao longo dos rios Tietê, Pardo, Grande e Mogi Guaçu, onde estão instaladas as usinas hidrelétricas que a empresa opera no interior de São Paulo e seus afluentes. O objetivo é preservar as espécies nativas de peixes e promover o equilíbrio do ecossistema. A soltura de alevinos também traz vantagens à pesca profissional, contribuindo para melhorar as condições das populações ribeirinhas.

No ano passado, o Programa de Manejo Pesqueiro da AES Tietê conseguiu retirar o Pacu Guaçu da lista de animais ameaçados de extinção.

Os alevinos são criados nas Estações de Hidrobiologia e Aquicultura das usinas Barra Bonita e Promissão. A AES Tietê faz, ainda, o monitoramento de espécies para avaliar a alimentação, reprodução e presença de alevinos em 35 tributários dos reservatórios operados pela companhia.

Além do manejo pesqueiro, a empresa desenvolve uma série de programas ambientais, entre eles o manejo da flora, com a produção de um milhão de mudas por ano no viveiro localizado na UHE Promissão, especialmente destinadas ao reflorestamento. O excedente dessa produção é doado às comunidades e prefeituras da região, por meio do Programa de Fomento Florestal da empresa.

Agenda
Data: 01/02/2012
Horário: 13h30
Local: Condomínio Tamanduá, Município de Santa Maria da Serra
Reservatório: usina Barra Bonita