janeiro 30, 2013

Empresa Autoparque faz alerta sobre o golpe do parquímetro


A empresa Auto Parque do Brasil, responsável pela administração do sistema de parquímetros de Botucatu faz um alerta para a população e informa que grupos de crianças e adolescentes estão praticando um golpe simples, que visa capturar as moedas depositadas nos aparelhos.

Segundo o gerente da unidade de Botucatu, Léo Francisco dos Santos, o grupo de jovens estelionatários apertavam o botão de amarelo (Regulariza), utilizado para o pagamento da multa de R$10 e aguardava os motoristas introduzirem as moedas para o pagamento do período de estacionamento.


“Com o botão regulariza apertado, a máquina não aceita o pagamento da tarifa de estacionamento, e quando o cliente apertava o botão confirma a máquina voltava a pedir o pagamento, por entender que se trata da quitação da multa. Nesse momento os jovens chegam e abordam o motorista informando que o parquímetro está quebrado e engolindo as moedas, o cliente vai para outro aparelho e as crianças apertam então, o botão cancelando a operação e recebendo as moedas que haviam acabado de ser introduzidas no equipamento”, diz Santos.

A empresa não sabe quantas pessoas foram vítimas dessa ação. “Percebi que isso estava acontecendo após algumas denúncias e quando eu mesmo fui abordado pelo grupo que tentou me enganar”, comenta.

Léo orienta os clientes a aceitar ajuda apenas dos funcionários da empresa, que circulam pelo trecho de Zona Azul devidamente uniformizados. “Procuramos a polícia e já fizemos um Boletim de Ocorrência sobre essa situação, desse modo a polícia vai investigar o caso e coibir a ação desses grupos de jovens.

Uma dica é sempre apertar o botão cancelar quando perceber que a máquina está com comportamento fora do padrão, se não adiantar, pedimos para que seja feita uma ligação ao número de telefone apresentado no equipamento”, diz.