janeiro 30, 2013

Obras, limpeza pública e educação realizam mutirão de limpeza em escolas


No próximo dia 13 de fevereiro terá início o ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino. E, apesar do período chuvoso, que tem contribuído para o crescimento do mato em toda a parte, na volta às aulas os alunos encontrarão as unidades escolares livres desse problema.


Nesta semana, um verdadeiro mutirão tem priorizado a limpeza das áreas verdes das escolas municipais. O trabalho envolve as secretarias de Obras e Educação, além do Departamento de Limpeza Pública. A ação busca potencializar os recursos materiais e humanos para agilizar a execução dos serviços, garantir o atendimento de toda a demanda e aprimorar a transversalidade entre as secretarias.

O resultado tem sido comemorado pelos diretores das unidades escolares que, na próxima semana, poderão abrir as portas aos estudantes em um ambiente marcado pela limpeza. Entre as escolas atendidas estão Luiz Tácito Virgínio dos Santos (Jardim Flamboyant), Luiz Carlos Aranha Pacheco (Jardim Paraíso), João Maria de Araújo Júnior (Vila São Lúcio), Francisco Guedelha (Parque Marajoara), Américo Virgínio dos Santos (Cecap), Jonas Alves de Araújo (Comerciários), Nair Amaral (Parque 24 de Maio), Raul Torres (César Neto), João Queiroz Marques (Rubião Júnior) e Raimundo Cintra (Vitoriana). A expectativa é que até o final da semana todas tenham sido contempladas. O trabalho também inclui as creches municipais.

O trabalho tem sido alvo de elogios não só da direção e funcionários das escolas, mas também dos moradores do entorno, que se incomodavam com o mato alto que aumenta o risco de insetos e animais peçonhentos invadirem as residências. O mutirão é formado por 24 trabalhadores divididos em duas equipes que atuam com máquinas roçadeiras.
 
De acordo com o secretário municipal de Obras, André Peres, o mutirão atende o desejo do prefeito João Cury de unir as secretarias em torno de ações comuns e que beneficiem diretamente a população. “Esse mutirão prioriza a manutenção das escolas antes da volta às aulas. Estamos atendendo uma lista extensa de escolas. A rede é muito grande para que apenas os funcionários de manutenção da educação executem os serviços. Por isso estão dando esse apoio.

Creio que até o fim de semana conseguiremos atender praticamente todas as escolas”.
Segundo Peres, anteriormente esse tipo de serviço acontecia com as crianças já de volta às escolas, causando vários transtornos. “As vezes, as crianças no pátio corriam o risco no momento da roçada de escapar alguma pedra e machucá-las. A parceria entre as secretarias era mais modesta. Desta vez paramos o serviço de limpeza de algumas áreas verdes para priorizar as escolas em razão da volta às aulas e poder acomodar melhor as crianças”.

Nesta semana, o subprefeito de Vitoriana, Márcio Roberto dos Santos, também passou a comandar o Departamento de Limpeza Pública. É ele o responsável por toda a logística que envolve o mutirão de limpeza nas escolas. Satisfeito com a evolução dos trabalhos, ele garante que esse tipo de parceria passará a ser permanente, dando suporte ao apenas à Educação mas a todas as secretarias municipais.

“A gente tem que pensar junto, agir junto, sem vaidade nenhuma. Vamos atender a prefeitura como um todo a fim de beneficiar toda a população. Fico feliz. É como se estivesse limpando o quintal da minha própria casa. Antes não havia essa integração. A Educação não tem perna para atender tantas escolas. Vamos procurar manter esse tipo de trabalho ao longo da gestão, dando suporte as demais secretarias. Trata-se de um pedido do prefeito João Cury”, comenta.

Santos revela que a nova metodologia de trabalho que pretende adotar no Departamento de Limpeza Pública terá como meta garantir atendimento igualitário para todas as regiões da cidade. “Teremos um olhar diferente para os bairros mais afastados que muitas vezes ficavam descobertos. E as maiores carências estão justamente nos bairros mais distantes onde as pessoas têm mais dificuldade para chegar até o poder público. Vamos tentar mudar um pouco isso. A equipe está animada e é composta por pessoal competente. Nosso objetivo é transformar a Limpeza Pública em referência para a cidade e para toda a prefeitura”.