janeiro 30, 2013

WWW2013: em quatro meses o maior evento global sobre a Web acontecerá no Rio de Janeiro


A 22ª edição da série de conferências WWW é uma realização do International World-Wide Web Conference Committee (IW3C2) e acontecerá pela primeira vez em um país da América Latina. Programado para 13 a 17 de maio de 2013 no Rio de Janeiro, o evento conta com a organização, a coordenação e o suporte do Comitê Gestor da Internet no Brasil/CGI.br, apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do W3C-Escritório Brasil, da PUC-Rio e da Universidade Federal de Minas Gerais.


O evento reunirá 1,5 mil especialistas de todo o mundo. Este público é formado especialmente por pesquisadores, estudantes, profissionais dos setores público e privado, desenvolvedores e heavy users da Web. A ideia do encontro é promover discussões e trocas de experiências sobre tecnologias para a web com o objetivo de continuamente pensar e promover a evolução da Web.

Destaque-se que a realização do WWW’2013 no Brasil traz a discussão internacional sobre o futuro da Web para o âmbito regional e facilita a aproximação da comunidade latino-americana à discussão de questões globais para os países da região.

A Conferência que, até o momento, conta com o patrocínio do Google e do Yahoo!Labs, já tem as presenças confirmadas de Tim Berners-Lee, inventor da Web e diretor do World Wide Web Consortium (W3C), além de Jon Kleinberg, professor de ciência da computação na Cornell University, nos EUA especialista em Redes Sociais e criador do algoritmo que inspirou os PageRanks, largamente utilizados em buscadores da Web, e Luis von Ahn, doutor e professor do Departamento de Ciência da Computação da Carnegie Mellon University. É o pioneiro da ideia dos CAPTCHAs.

Durante o evento serão promovidos também “hackatons”, "desconferências", desafios tecnológicos, entre outras atividades. A lista dos workshops e respectivas chamadas para trabalhos estão disponíveis em http://ads.tt/OQ6GnA.
As inscrições estão abertas e, nesta etapa, estão sendo oferecidos descontos especiais. Para mais informações, acesse: http://ads.tt/ZLrQjg (em inglês)

Serviço:
WWW2013
Quando: de 13 a 17 de maio de 2013
Onde: Hotel Windsor Barra
Avenida Lúcio Costa, 2630
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://ads.tt/7qLLJQ).  Mais informações em http://ads.tt/Hh3Dag.

Sobre o Escritório W3C Brasil – W3C.br
Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositvo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://ads.tt/_govGg.