fevereiro 20, 2013

A beleza escondida de cada um


A busca pela beleza e elegância não está ligada somente ao uso de cremes, perfumes e procedimentos estéticos. Sentir-se bem e bonita, ou bonito, essencialmente tem que passar pela alma. Assim, podemos dizer que a beleza é também um estado de espírito; o equilíbrio das emoções é essencial e isto não significa não ter problemas porque seria impossível.


Mesmo diante dos imprevistos, é preciso buscar o lado bom de tudo, cultivar pensamentos bons, fugir da inveja, não ser pessimista, focar nos objetivos e ter na fé o apoio para tratar a alma. É isto que se chama buscar a beleza de dentro para fora.

Agindo assim, passar cremes específicos no rosto, por exemplo, é apenas um dos passos em direção a boa aparência e juventude.
Bonito e jovial é também ter educação, tratar as pessoas com delicadeza e bom-humor. Ter discrição é fundamental. Por exemplo, é muito comum as mulheres retocarem o batom na mesa do restaurante, ou em outro lugar público, mas isso não é nada bonito. Retocar a maquiagem, mesmo que seja apenas o batom, deve ser feito em reservado, no banheiro.

Outro hábito “medonho”, palitar os dentes na mesa, logo depois das refeições. Ninguém merece presenciar isso, nem em casa e nem em lugar algum. Para isso, use o banheiro e com as portas fechadas. Alguns restaurantes oferecem fio dental em seus toilettes. Carregue chicletes na bolsa, ou no bolso, eles são boas medidas quando não se pode escovar os dentes como deveria. É simples, discretamente dê algumas mastigadas, os chicletes fazem milagres e limpam os dentes, depois descarte-os em lugar adequado e sem fazer alardes.

Acidentes em restaurantes acontecem. Derramaram algum alimento ou bebida e respingou naquele vestido maravilhoso que você está usando, respire fundo. Puxe bem lá do fundo aquela dama maravilhosa que você é, sorria e faça de conta que nada aconteceu. Assim como fez a Rainha da Inglaterra há alguns anos atrás quando ela estava num evento público e atiraram um ovo que manchou o seu tradicional casaco pink. Ela simplesmente ignorou, continuou o seu programa como se a mancha amarela fosse um broche de brilhantes. É assim que se faz.

Algumas dicas práticas. Agora são tempos de se preparar para o verão. Caprichar na alimentação, perder alguns quilinhos, cuidar de algumas manchinhas pelo corpo e da depilação, são algumas das providências a serem tomadas. Dar uma olhada no guarda-roupa, reciclar algumas peças e customizar outras, enfim dar uma levantada no visual e, consequentemente, na autoestima.

Algumas soluções caseiras ajudam a livrar a pele das células mortas. Damasco é bom nesta tarefa. Bata a fruta no liquidificador com um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de água e obtenha um creme espesso. Junte gotinhas de óleo de amêndoa. Misture bem e aplique sobre o rosto, evitando a área dos olhos. Deixe cinco minutos. Remova o excesso friccionando levemente, sempre do queixo em direção a testa. Lave tudo com água fria e aplique o seu hidratante de costume.
É normal você querer receber o verão com a pele bronzeada. As camas bronzeamento artificial estão proibidas pela ANVISA, mas pode ser que você conheça alguém que tenha uma e a tentação de usar é grande. Tome cuidado com este tipo de procedimento e lembre-se que o sol acelera a sintetização das vitaminas, faz um bem enorme à saúde se você respeitar os horários indicados. Use o Astro Rei como aliado.

Os saquinhos de chá de camomila gelados acabam com qualquer marca de noite mal dormida. Prepare de acordo com as instruções da embalagem e depois guarde na geladeira. Um tonificante maravilhoso pode ser conseguindo fazendo uma infusão de pétalas de rosas brancas e água fervente. As rosas não podem ter agrotóxicos, ideais são aquelas cultivadas no jardim de casa. Aplique a infusão com compressas de algodão ou de papel; também pode ser fartamente borrifada no rosto e deixar secar naturalmente.
 
O tratamento é completo. Depois de tonificado, hidrate usando uma máscara feita com 3 colheres (sopa) de amido de milho, pomada contra assadura (escolha aquelas que contém Vitamina A e D e Retinol), e mais 2 ou 3 colheres (sopa) de leite magnésia. Misture tudo até virar um creme. Aplique no rosto e deixe durante cinco minutos. Retire com água fria; é excelente para depois do banho de sol.

E, para encerrar, protetor solar sempre. Este não pode ser feito em casa. Prefira sempre aqueles de marcas comprovadamente eficazes e use e abuse dos bloqueadores com tonalizantes.