fevereiro 20, 2013

Georgia, um Estado americano privilegiado pela natureza


A Georgia é um desses Estados americanos privilegiados pela natureza. Mas neste caso, os privilégios não ficaram restritos apenas à natureza e ganharam uma boa ajuda da ação humana. Agradecem os turistas, que, ao visitar o Estado, podem escolher entre as praias do sul, no encontro com o Oceano Atlântico, as montanhas do norte, onde começa a cadeia montanhosa dos Apalaches, ou a modernidade da cidade que recebeu os Jogos Olímpicos de 1996: Atlanta.


A capital do Estado da Geórgia, Atlanta, é o melhor ponto de partida de qualquer visita pela Geórgia. De lá. o acesso é fácil para qualquer região do Estado. Animada vida noturna, intensa programação cultural, diversificada cozinha internacional e excelentes centros de compras são capazes de deixar o visitante com vontade de voltar para a cidade, antes mesmo de partir.

Para começar, uma curiosidade. A autora do clássico "... E o Vento Levou", Margaret Mitchell, viveu na cidade. Natural da Georgia, Margaret inspirou-se nas fazendas ao sul de Atlanta para criar Tara, a apaixonante propriedade da heroína Scarlett O'Hara. É por isso que os que gostaram do livro ou do filme podem aproveitar para visitar atrações como o Gone With de Wind Museum, inaugurado no final de 1999, a Margaret Mitchell House ou a Tara Museum, em Jonesboro.

A luta pelos direitos civis também tornou Atlanta conhecida internacionalmente. Foi na cidade que o Prêmio Nobel da Paz Martin Luther King Jr. começou a sua luta. Hoje, toda a trajetória de Luther King pode ser observada no Martin Luther King Center, um complexo que reúne ainda uma série de informações sobre a conquista dos direitos civis da população negra.

Depois de explorar boa parte de Atlanta, é hora de dirigir-se para outras regiões do Estado. Aqui, a dúvida certamente invadirá o visitante. As montanhas do norte podem ser uma boa dica, especialmente para que os que gostam da natureza. A pouco menos de uma hora da capital do Estado, começam a surgir os primeiros indícios dos Apalaches e os sinais de aventuras.

Vários parques emprestam o tom de emoção aos passeios. O Cloudland Canyon é um deles. O Rock City Gardens, outro. As formações rochosas são o principal chamariz deste último parque, próximo ao Lookout Mountain Flight Park, local procurado por paraquedistas e endereço certo das competições. O melhor é visitar o parque durante alguns dos campeonatos.

Mais no Nordeste do Estado está a região em que ocorreu boa parte das batalhas da Guerra Civil americana, em meados do Século XIX. O Chickamauga-Chattabnooga National Military Park serve para ilustrar parte do que pode ser apreciado na região, que tem ainda belíssimos cemitérios, como o Resaca Confederate Cemetery e o Kingston Confederate Cemetery, mostras do patriotismo americano, uma vez que lá estão enterrados alguns dos soldados mortos na Guerra Civil.

Os lagos também fazem sucesso entre os frequentes visitantes que procuram o nordeste do Estado para acampar. Perto deles, algumas cachoeiras completam a paisagem, tornando o destino muito procurado por aventureiros em busca de trilhas pouco exploradas em meio a muito verde.

Ocupada por centenas de "plantations", ou seja grandes latifúndios produtores de algodão, em sua maioria, o sul da Georgia tem muita história para contar. Algumas das antigas fazendas tornaram-se museus, muito bem equipados para receber os visitantes. Nos acervos, artefatos dos colonizadores da região, móveis do século retrasado e máquinas utilizadas no preparo do algodão.

Algumas cidades da região merecem um tempo maior para as visitas, como Greensboro, fundada em 1786, existem várias casas históricas, todas cadastradas pelo Nacional Register of Historic Places. A cidade tem ainda um grande número de lojinhas de antiguidades que podem ser visitadas antes do almoço no Towne House Restaurant.

Louisville, primeira capital do Estado, tem a Market House, uma construção de 1772, que chama a atenção pela suntuosidade. O The Historic Cotton Echange Museum em Augusta é visita obrigatória na passagem pela cidade.

Anote estas dicas e faça uma boa viagem à Georgia.