março 17, 2013

Aposentado restaura itens da estação para o aniversário da cidade


O aposentado Antônio Carlos Santos (Nica), responsável pelo Museu do Ferroviário de Botucatu está restaurando uma série de cinco bancos e um carrinho de bagagem para as atividades que acontecerão no pátio da Estação de Embarque e desembargue de passageiros da antiga Fepasa, em comemoração ao aniversário da cidade, festejado na semana de 14 de abril.



“Preciso de seis bancos para compor uma turma escolar. Cada banco tem capacidade para cinco pessoas e eles serão utilizados para aulas de educação patrimonial. Ainda falta um banco, mas estou em contato com Conchas, cidade onde provavelmente tenha um exemplar parecido com esses”, diz o aposentado.

O trabalho voluntário já representa um investimento de R$ 200 e deve estar concluído nos próximos dias.

“Estou levando os bancos para a estação, já com a pintura de base. A intenção é  pintar o material de verde, as cores da ferrovia”, explica.

Antônio Carlos mantem um dos maiores acervos referentes à ferrovia da região e  ressalta que  encontra grande dificuldade para encontrar os materiais.

“Tenho resgatado antiguidades de ferro velho e de outros colecionadores. Acredito que mais bancos, como esses possam ser encontrados aqui mesmo em Botucatu, sem a necessidade de locomover para outras regiões”, diz o aposentado.

O sonho de Carlos é ter direito de uso de uma das salas da estação para a estruturação de seu Museu. “Estou trabalhando há anos para isso. Quero resgatar a memória dos ferroviários de forma digna”, explica.

Mais informações pelo telefone: (014) 3882-3429