março 27, 2013

Barra Bonita promove treinamento para atendimento humanizado de diabéticos


Este foi o primeiro curso oferecido, em 2013, aos profissionais de enfermagem que trabalham na linha de frente do atendimento e acolhimento dos pacientes com diabetes nas unidades de saúde da Estância Turística de Barra Bonita.



O principal objetivo é oferecer aos funcionários uma maior compreensão da doença e, por consequência, capacitá-los para oferecer um atendimento diferenciado à população.

“O tema diabetes mellitus foi escolhido por se tratar de uma doença crônica. São três tipos: o tipo 1, mais comum entre as crianças e jovens. O tipo 2, mais presente entre a população adulta. E o Tipo 3, que atinge as gestantes", afirma a coordenadora do programa Hiperdia, Márcia Cardoso.

Outras duas capacitação já estão agendadas para o mês de abril.

HIPERDIA - O Hiperdia é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os
gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

Além do cadastro, o sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos e a definição de estratégias de saúde pública para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.