março 16, 2013

Estudo indica que o chá de hortelã pode combater pelos excessivos em mulheres

Um estudo foi realizado pela Universidade de Isparta, na Turquia, e publicado na revista especializada “Phytotherapy Research”, indica que o chá de hortelã pode ajudar a controlar o crescimento excessivo de pelos em mulheres.


Toda mulher produz uma quantidade pequena de hormônios masculinos. No entanto, uma produção maior desses hormônios pode levar ao crescimento excessivo de pelos escuros e grossos, na barriga, seios e rosto.

Esta doença é chamada de hirsutismo, e normalmente é tratada com drogas que reduzem os níveis dos hormônios masculinos no corpo da mulher.

Para estudar os efeitos do chá de hortelã, algumas mulheres turcas que sofriam de hirsutismo, tomaram diariamente dois copos de chá de hortelã durante cinco dias.

Houve uma redução significativa nos níveis de testosterona ativa no sangue e um aumento em vários hormônios femininos, o que indica que o chá de hortelã pode ser uma alternativa boa e natural.

Este estudo revela mais uma evidência que certas plantas podem ter efeito em hormônios humanos. "No entanto é preciso fazer mais estudos para testar a confiabilidade da descoberta, e desta forma as mulheres que têm este problema não devem deixar de procurar atendimento médico, e nem de tomar as drogas prescritas para o tratamento: mas não custa nada tomar duas xícaras de chá de hortelã ao dia, que além de ser gostoso pode ajudar a combater esta doença.