março 01, 2013

Planeja Fácil Sebrae-SP: mais um caminho para fortalecer as MPEs


Nova ferramenta ajuda gestor da micro e pequena empresa (MPE) a planejar, tomar decisões, estabelecer metas e acompanhar resultados do negócio

 Para ajudar os empresários à frente de micro e pequenos negócios a planejar melhor e ampliar suas chances de obter bons resultados, o Sebrae desenvolveu uma ferramenta inédita: o Planeja Fácil Sebrae-SP. Pesquisa da entidade mostra que de cada 100 empresas abertas no País, 27 fecham antes de completar o segundo ano de vida. No estado de São Paulo, a proporção cai para 23 em cada 100, e boa parte dessas MPEs não sobrevive por falta de planejamento.



Destinada a estimular e facilitar o planejamento,  a ferramenta  é um passo a passo para empreendedores de todos os setores (indústria, comércio, serviços e agronegócios). “O objetivo é permitir que o empreendedor  trabalhe, no dia a dia da empresa, tópicos fundamentais como  levantamento de informações, priorização de objetivos, tomada de decisões, definição de plano de ações e acompanhamento dos resultados”, destaca o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

O empresário recebe um kit, composto por um painel  no formato 90 cm largura X 63 cm altura, que deverá ser afixado em local de visibilidade do gestor e sua equipe, mais um conjunto de papéis autoadesivos em várias cores e uma carta explicativa . Este material, elaborado por especialistas em gestão de empresas, uma vez aplicado transforma-se em um verdadeiro mapa de auto-orientação, que permite visualizar e trabalhar, em um período pré-determinado, pontos fortes e fracos da empresa, cenário interno e externo, riscos e oportunidades de mercado.

 A ferramenta é  simples, autoexplicativa e de forte apelo visual. Preenchendo o painel com campos preestabelecidos, o gestor consegue fazer um autodiagnóstico e trabalhar soluções para sua empresa, seja visando um planejamento geral para todo o ano, por exemplo, ou planos e metas pontuais, como a abertura de uma filial, aquisição de novos equipamentos, ampliação da produção ou mudança de público alvo do empreendimento, entre outros.

“Num processo intuitivo, o empresário vai conhecendo a ferramenta, preenchendo os vários campos do painel com os papéis autoadesivos, em que escreve os principais dados, situações e objetivos da empresa, bem como as estratégias para atingi-los”, explica a analista do Sebrae-SP e membro da equipe que desenvolveu o produto, Rosangela Maciel Schmaedecke.

O material (painel) está disponível para download por meio do link http://ads.tt/frLd3Q, que contém um vídeo explicativo de como utilizar a ferramenta. O empresário interessado em receber o kit também pode entrar em contato com o Escritório Regional do Sebrae-SP em Bauru (avenida Duque de Caxias, 16-82) ou pelo telefone (14) 3234-1499.