abril 30, 2013

Dia de Campo do Milho na FCA/Unesp chega com sucesso à 21ª edição


Mais de duzentas pessoas, entre alunos de graduação, pós-graduação e produtores rurais participaram da 21ª edição do Dia de Campo da Cultura do Milho realizado na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, no dia 27 de abril.


Na abertura do Dia de Campo, alunos, colegas e familiares prestaram uma emocionante homenagem ao professor Silvio José Bicudo, do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal da FCA, e responsável pelo evento, considerado hoje um dos mais tradicionais realizados pela Unesp em Botucatu.

Reunidos no terreiro de café da Fazenda Lageado, os participantes assistiram a palestra da professora Maura Seiko Tsutsui Esperancini sobre a rentabilidade da cultura do milho. Na sequencia, o professor Marco Antonio Biaggioni, do Departamento de Engenharia Rural, abordou aspectos relevantes do armazenamento de grãos e a professora Silvia Renata Wilcken falou sobre nematoides na cultura do milho.

Em seguida, tiveram início as atividades de campo, com a apresentação de seis estações. Na primeira delas, o professor Dirceu Maximino Fernandes falou sobre adubação e calagem na cultura do milho. O tema da segunda estação, apresentada pelo professor Paulo Roberto Arbex, foi plantabilidade da cultura. Atualização em técnicas de ensilagem foi o assunto da terceira estação, a cargo do professor Ciniro Costa, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp.

A empresa Nutrion foi a responsável pela quarta estação apresentando aspectos da utilização de gesso na agricultura. Os avanços na adubação de plantas, apresentados pelo engenheiro agrônomo Renato Ragozo, foram abordados na quinta estação. Os alunos do Cenagri Jr., empresa junior de consultoria constituída pelos alunos de Agronomia, apresentaram suas atividades na últimas estação.

Considerado um sucesso pelos organizadores, o 21º Dia de Campo da Cultura do Milho terminou com um churrasco de confraternização para todos os participantes no terreiro de café da Fazenda Lageado.