maio 04, 2013

270 mil pedestres são vítimas de acidentes nas estradas todo ano, alerta agência da ONU


Mais de 270 mil pedestres morrem em acidentes nas estradas do mundo inteiro a cada ano, alertou a agência de saúde das Nações Unidas na quinta-feira (2), pedindo aos governos que melhorem a segurança no trânsito.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,24 milhão de pessoas morrem vítimas de acidentes viários no mundo. Deste total, 22% são pedestres. A OMS está organizando a II Semana da Segurança Rodoviária Global das Nações Unidas, que começará no dia 6 de maio com eventos em 70 países, para chamar atenção para as necessidades dos pedestres e gerar ações para protegê-los.

“A Segunda Semana da Segurança Rodoviária Global das Nações Unidas oferece uma oportunidade para destacar os inúmeros desafios que os pedestres enfrentam em todo o mundo a cada dia”, disse o Diretor-Geral Adjunto do Departamento de Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da OMS, Oleg Chestnov.

“Somos todos pedestres e os governos devem pôr em prática medidas que protejam melhor a todos nós”, disse Chestnov, lembrando o tema da Semana, “Torne as Caminhadas Seguras”.

“Mais de 5 mil pedestres morrem nas estradas a cada semana. Isso ocorre porque as suas necessidades têm sido negligenciadas há décadas, muitas vezes em favor do transporte motorizado”, disse o diretor do Departamento de Prevenção da Violência e das Lesões e Deficiência da OMS, Etienne Krug. É necessário repensar a maneira como organizamos nossos sistemas de transportes e priorizar os pedestres.

A agência também contribui para atingir os objetivos da Década da Ação pelo Trânsito Seguro (2011-2020), lançada em maio de 2011 por governos em todo o mundo. A campanha quer salvar 5 milhões de vidas, melhorar a segurança das estradas e veículos, o comportamento de usuários da via pública e fortalecer o cuidado pós-acidentes nas estradas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...