maio 02, 2013

Artistas circenses se encontram em Botucatu em julho, no Intercircu 2013


Botucatu será a capital do circo graças à realização do Intercircu (Circuito de Malabares e Circo do Interior Paulista), programado para ocorrer entre os dias 14 e 20 de julho em vários pontos da cidade.


Segundo o produtor do encontro que vem sendo realizado com sucesso desde 2008, Fernando Basseto Vasques, uma das principais mudanças é o caráter regional do encontro já que diferentemente das edições anteriores, o circuito se realizará apenas em uma localidade. Nos anos anteriores, o encontro também foi realizado nas cidades de São Carlos, Bauru, Campinas e Sorocaba.

“Mantemos as parcerias, e esperamos contar com a participação também de artistas dessas e outras localidades. Acredito que um dos pontos que nos favorece é na organização são as parcerias locais e o apoio que recebemos da Secretaria Municipal de Cultura, através do PIPA (Programa de Incentivo à Produção artística e Cultural)”, explica Vasques.

“Nesta edição queremos ocupar o máximo de espaços possíveis, levando atividades e apresentações para as ruas, teatros e espaços alternativos”, explica Vasques.

Para garantir o pleno aproveitamento dos espaços e do público, a intenção dos produtores é de realizar  o máximo de atividades possíveis de forma gratuita, mas adianta que os eventos pagos, terão preços populares, cerce de R$ 5. “O apoio que recebemos dos editais do Pipa, favorece o público nesse sentido, garantindo que o os ingressos tenham preços baixos”, diz.

O evento, que nasceu originalmente com a proposta de realização anual, também sofre mudanças em sua periodicidade, e de acordo com o organizador das atividades, o encontro passa a ocorrer a cada dois anos.

De acordo com ele, a tendência é que as apresentações de palco ocorram com mais frequência, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, e que o Mirante das artes (Vila dos Lavradores), seja utilizado como espaço para a realização de oficinas e aperfeiçoamento dos artistas”, diz o produtor.

Fernando lembra que além das apresentações existe ainda uma espécie de palco aberto, onde os circenses podem ocupar o tablado para apresentar seus números de forma descompromissada. “Em edições anteriores chegamos a receber mais de três mil pessoas, que circularam entre as diferentes atividades”, relembra.

Para esclarecer dúvidas e manter um canal de comunicação entre produtores e participantes, foi criada uma página no na rede social Facebook (www.facebook.com/intercircubotucatu). “No encontro os artistas são convidados a se inscreverem e a participarem, promovendo e cultivando um espaço de troca e construção de conhecimento desta arte tão antiga e tão potente que é o circo”, finaliza Vasques.

Mais informações pelo telefone: (14) 96969-4115.