maio 08, 2013

Cosméticos também têm prazo de validade


É certo que um número maior de mulheres e homens procuram por produtos e tratamentos que melhorem a aparência. A estética deixou de ser luxo para tornar-se item quase essencial para sentir-se bem consigo mesmo.


É certo também que a indústria cosmética tem se empenhado em pesquisas e as novidades na área são constantes. Apesar de ter muita gente séria atuando neste mercado, cujos produtos cumprem o que prometem, outros não são tão confiáveis assim e o consumidor muitas vezes fica à mercê de enganações que, além de não serem o que parecem ainda podem causar alergias e outros danos à pele.

Por isso, atenção na hora de comprar cosméticos, lembrando que a maquiagem também entra neste esquema.

Você sabe o que significa a palavra “hipoalergênico” escrita no rótulo dos cosméticos?

Esta palavra é usada para indicar que o produto foi testado por médicos, ou laboratórios, alergologistas, assim raramente causarão alergias em seus consumidores. Os especialistas no assunto explicam ainda que tais cosméticos tenham uma formulação diferenciada da qual foram abolidas inúmeras substâncias as quais sabidamente causam alergias e outras reações na pele.

É bom lembrar que existem tipos de peles muito sensíveis nas quais até mesmo os produtos hipoalergênicos causam reações; neste caso a orientação do dermatologista será fundamental, indicando qual é a formulação ideal para aquele tipo de pele.

Todo bom cosmético deve ter o registro da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por isso na hora da compra, procure ler o rótulo do produto e leia atentamente a bula. Existem excelentes marcas no mercado, conhecidas por sua idoneidade e por isso dispensam cuidados extras, mas é sempre bom ficar atento. Jamais use cosméticos de procedência desconhecida, mesmo que seja um inofensivo creme hidratante para as mãos.  

Todos e todas adoram uma novidade, que pode ser um perfume, um creme ou uma sombra para os olhos. E como é boa uma novidade, principalmente nesta área. Vai aqui uma dica: ao usar um novo cosmético, faça o bom e velho teste. Aplique em uma pequena parte do braço interno e aguarde cerca de 10 minutos. Se não houver nenhuma reação, a possibilidade de causar alergias é pequena.

Outra coisa, leia a composição do produto e todas as informações que constam do rótulo ou bula. Agora, se a novidade não tem nada disso escrito no rótulo e nem bula, então fuja porque você estará adquirindo um produto de procedência duvidosa.

Quando se fala em cosmético geralmente se pensa em cremes de tratamento, mas o termo engloba também a maquiagem. Muito cuidado na hora de comprar os produtos; é comum relatos de alergia e coceira nos olhos por causa de rímel, sombras e lápis. Neste caso vale a mesma dica: procure produtos idôneos, de marca reconhecida. Geralmente também têm a inscrição hipoalergênico.

Se mesmo com todos estes cuidados perceber que causam irritação suspenda o uso e procure ajuda profissional.

Os cosméticos têm a função de tratar e melhorar a saúde da pele, fazem um bem enorme para a auto-estima e podem (e devem) ser usados, mas é recomendável uma visita ao dermatologista antes de optar por este ou aquele.

Muito importante também é a data de validade dos cremes e cosméticos. Verifique com atenção, já que estes produtos “vencidos” além de não fazerem o efeito desejado, também podem causar alergias.


Leve Toque
O amigo caju 
O caju é uma fruta tipicamente brasileira e a castanha é sua parte mais conhecida. No entanto, a polpa tem uma quantidade enorme de vitamina C e de compostos fenólicos. Isto quer dizer que é um poderoso aliado contra os radicais livres e ajuda a retardar o envelhecimento da pele e previne doenças. Ainda é rico em fibras, potássio, ferro e cálcio. Se você não gosta de consumir a fruta, opte pelo suco.

Água-de-coco
Tem baixa caloria, é rica em soro natural e oferece nutrientes e glicose. Ajuda a equilibrar sais minerais perdidos e hidrata o organismo. É excelente companheiro da malhação diária. Alguns supermercados oferecem o fruto já cortado, é só espetar o canudinho e deliciar-se.

Livrando-se das olheiras
Quando elas são o resultado de estresse, cansaço ou TPM, basta usar cremes em cuja formulação entram a hidroquinoma, vitaminas ou ácido tioglicólico os quais ajudam a descongestionar a pele e removem o excesso de melanina. Tem ainda o bom e velho truque do saquinho de chá de camomila gelado: você prepara o chá como se fosse tomá-lo e depois de gelado faz compressas.

Mas se as olheiras foram crônicas e persistentes, procure ajuda de um dermatologista.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...