maio 10, 2013

Cosplay Walk: personagens de mangás ganham as ruas de Botucatu


Como parte da programação da Virada Cultural de Botucatu, no dia 25 de maio, acontecerá o primeiro Cosplay Walk de Botucatu, com percurso previsto entre o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci até a catedral Metropolitana de Botucatu.


“Trata-se de uma caminhada onde os amantes de cultura do anime e mangá se reúnem, alguns se vestindo como personagens de jogos ou quadrinhos japoneses, para mostrar suas fantasias e o amor por essa cultura que admiramos, tanto que transformamos isso em um hobby. O horário ainda não esta definido e o percurso poderá ter alterações”, antecipa Patrícia Moltocaro Pinheiro, uma das responsáveis pelo evento.

A expectativa é que além dos participantes convidados pela rede social Facebook, o público que estará aguardando as demais atrações da Virada Cultural, acabem também integrando a caminhada e demonstre sua afinidade com o universo dos quadrinhos japoneses.

Além da caminhada, o Colsplay Walk contará com sessão de fotos com cosplayers, apresentações e um desfile onde será eleito o melhor cosplay de Botucatu. “O Cosplay Walk fará parte da Virada como primeiro evento de Botucatu voltado para a cultura dos quadrinhos, jogos e animes”, ressalta.

“Esperamos a participação mínima entre 50 e 100 pessoas, já que é nosso primeiro evento voltado para esse assunto específico. Na verdade não temos como calcular o público que vamos alcançar”, antecipa.

A comunidade de Cosplay em Botucatu é considerada grande pela organizadora do evento, segundo ela. A maior parte comparece a eventos maiores como “Anime Friends” e “Anime Dreams”, que ocorrem em São Paulo. “Lá  fazemos apresentações, desfiles e performances dos nossos personagens. Não temos um grupo estabelecido de cosplayers em Botucatu, qualquer pessoa que deseja fazer cosplay pode participar”, convida.

Uma das provas do sucesso da modalidade entre os botucatuenses, Patrícia cita encontro “Expo Yume”, que ocorre periodicamente na cidade, atraindo grande público. “O evento é organizado por Igor Rounnin, onde não só comparecem os cosplayers como também o pessoal que gosta de animes e jogos, é um evento onde a preocupação maior é reunir todo o pessoal ‘Otaku’ (apreciadores de animações japonesa) e nerd local”.

O evento está sendo divulgado em fóruns específicos do tema e através do Facebook. “Acreditamos que essa atividade venha a atrair apreciadores do cosplayer de outras cidades da região, que poderão comparecer para fazer desse um grande evento para a cidade”, ressalta Patrícia.

Para participante do Cosplay Walker, cidade precisa de mais atividades alternativas


Carlos Rocha participa de eventos voltados à cultura japonesa, com foco nos animes, games, mangás e cosplayers. “É raro um evento desse tipo ainda mais em Botucatu. morei em São Paulo e esse tipo de encontro é mais comum na Capital, obviamente que para Botucatu é algo novo e que no mínimo chamará a atenção de muitos para essa cultura apaixonante”.

Rocha irá vestido como Kakuzu, personagem do anime Naruto Shippuuden. “Quando você decide fazer cosplay, se a pessoa se parecer com o personagem que irá representar ajuda muito. Além disso, é necessários pegar várias fotos do personagem e depois correr atrás para montar a roupa e acessórios. Cabelo e maquiagem fazem parte para garantir a caracterização perfeita assim como lentes de contato e outros detalhes pertinentes a cada personagem”.

Na opinião do adepto da cultura a cultura cosplay em Botucatu é bastante avançada e a cidade precisa de atrações diferentes e que atraiam o público jovem. “Acho o Cosplay Walk uma excelente iniciativa. Botucatu na sua forma tradicionalista necessita de eventos e atividades alternativas como esse que será realizado dia 25. Ações como essas são fundamentais para mostrar a todos e divulgar mais esse estilo e cultura “.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...