maio 03, 2013

FMB/Unesp inicia novos cursos de combate ao crack


Terão início dia 8 de maio, na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), as atividades 2013/2014 do Centro Regional de Referência para Formação Permanente em Crack. Antes, porém, dia 6, acontece o Seminário de Abertura, das 14h30 às 17 horas, no Salão Nobre da instituição, com a presença de diversas autoridades regionais e estaduais.
Coordenação dos cursos será feita pelo médico psiquiatra José Manoel Bertolote

O projeto é de iniciativa e tem financiamento da Secretaria Nacional de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça. A FMB/Unesp, que já atuou nessa função em 2011, quando capacitou cerca de 600 profissionais, é um dos dois únicos centros de referência para esse tipo de treinamento no interior do Estado de São Paulo.

A escola foi convidada novamente para ser parceiro do governo federal por meio de um convênio que terá duração de 18 meses. A SENAD destinará R$ 270 mil e a FMB ficará responsável por uma contrapartida de R$ 30 mil.

Na abertura das atividades desse ano, serão apresentados os objetivos do curso, justificado pela crescente presença de drogas ilícitas na região da DRS 6 – que abrange 68 municípios. Em particular, será apresentado e descrito o elenco de cursos a serem ministrados em 2013-2014, que beneficiarão diretamente os agentes dos setores municipais da Saúde, da Assistência Social e dos Conselhos Tutelares da Infância e da Adolescência, além de outros agentes do sistema Judiciário, do Ministério Público e da Segurança Pública.

Os dois primeiros cursos que serão oferecidos, a partir do dia 8 de maio, têm como público-alvo agentes comunitários, e, a partir do dia 15, os profissionais esperados são médicos e outros trabalhadores da rede SUS (Sistema Único de Saúde), PSF (Programa de Saúde da Família), NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), entre outros. Ainda há vagas para ambos os cursos e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (14) 3880-1220.

A novidade, neste ano, ficará por conta dos cursos voltados a profissionais de conselhos tutelares, além das áreas de Segurança e Justiça.  A coordenação dos cursos será feita pelo médico psiquiatra e professor do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB/Unesp, professor José Manoel Bertolote.