junho 18, 2013

Vocês seguem quem?

Acham realmente necessário escolher líderes para o que está acontecendo no Brasil? Podemos sim, selecionar porta-vozes, capazes de emitir opiniões que fazem parte de um inconsciente, mais líderes?

A experiência com líderes é péssima, vejam o exemplo dos Caras Pintadas, escolheram um líder Lindberg Farias, que anos após virou senador e  ficou de papo com seu principal alvo, o ex-presidente Collor de Melo (foto). Lindeberg, um petista que acabou sendo cotado para assumir o comando da Comissão de Infraestrutura do Senado, cargo que era ocupado por Collor.

Quem realmente faz parte do movimento Passe Livre? Grupo que deixa bem claro a sua luta pelo transporte público igualitário, eles te representam? A mim não.



Minha crença é bem maior que isso, não quero líderes para crucificar pelos meus erros ou aplaudir nos acertos. Me perdoa quem pensa assim.

É hora de assumimos uma postura real, quem aqui acha que o movimento Passe Livre vai ser responsabilizado pela viatura queimada da Rede Record? Bem se eles são líderes das manifestações deveriam ser, porém a culpa cairá sobre os reais responsáveis, os vândalos sem noção que cometeram essa barbárie e isso é muito justo.

Portanto, tenha uma certeza quando for às ruas, ninguém quer ou vai segurar suas pontas, não se iluda. Não faça parte de movimentos, tenha as suas crenças e se o grupo que está seguindo tem ideais diferentes dos seus, então faça o seu protesto sozinho, mesmo que esteja rodeado de pessoas.

Se não fizer nenhuma besteira não será responsabilizado por nada, e se for responsabilidade injustamente se comporte dignamente e assuma estou aqui por conta e risco. Se fizer bobagem saiba, você está sozinho! Afinal de contas, sempre estamos sozinhos e é esse o real espírito da liberdade, não seguir nada nem ninguém, apenas os nossos ideais.

Não se iluda com promessas, palavras bonitas, frases feitas ou gestos obscenos contra a polícia ou manifestantes. Cumpra seu papel de cidadão e torça para que quem estiver ao seu lado faça o mesmo. Pois em um manifesto de objetivos confusos as lideranças pouco importam.

Sim objetivo confusos, falta uma pauta geral objetiva, para que estamos lutando? Contra o governo, o sistema, passagem mais barata, gasolina mais justa, PEC 37, melhores condições de saúde, mensaleiros no poder, salário de servidores, privataria tucana? Qual o real objetivo?

Se for a soma de tudo isso, me perdoem a sinceridade, por mais que atinjamos alguns objetivos continuaremos tendo uma massa de insatisfeitos que não alcançaram suas metas indo à ruas.
Vi um comentário muito interessante no Facebook, anote em um guardanapo a sua real luta, guarde no bolso, e leia sempre para saber se está no foco certo e se prepare, você poderá estar na massa dos insatisfeitos de amanhã e se articulando contra as conquistas de hoje.

Líderes? Eu chuto a bunda deles, não preciso, nunca precisei. Eu me represento, assumo meus erros e comemoro meus acertos por conta própria.

A impressão que tenho é que assistimos uma massa de insatisfeitos, que agora estão no caminho certo sem lideranças e muito menos representantes em busca de justiça verdadeira. Um pleno exercício da Anarquia! Não espere representantes ou líderes nessa filosofia, se quer eles então vire comunista, neoliberal, capitalista ou qualquer outra coisa. Mas não me venha com discurso anárquico.

O Brasil está essa merda exatamente por escolhermos lideranças erradas, não cometam o mesmo erro escolhendo representantes em manifestações. Tenha  senso! Apenas isso!

Renato Fernandes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...