julho 17, 2013

Botucatu recebe o título de cidade mais verde do estado de São Paulo

O governo do Estado de São Paulo divulgou nesta semana o ranking do programa Município Verde Azul, que aponta quais foram as cidades paulistas que tiveram melhor desempenho ambiental ao longo do ano de 2012. A interiorana Botucatu foi a grande campeã e com 97,26 pontos foi eleita a cidade mais verde do Estado. Em 2011, o município ocupava a 60ª posição da lista.


O levantamento, que depende da adesão voluntária das prefeituras, leva em conta 76 critérios de avaliação, divididos em dez áreas:
- esgoto tratado;
- lixo;
- recuperação de mata ciliar;
- arborização urbana;
- educação ambiental;
- habitação sustentável;
- uso da água;
- poluição do ar;
- estrutura ambiental e
- conselho de meio ambiente.

Neste ano, 371 municípios do Estado aceitaram participar da iniciativa - ou seja, 57,5% das cidades paulistas. Também no interior, Sorocaba e Araraquara conquistaram, respectivamente, a segunda e terceira posição do ranking, enquanto a capital ficou em 66º lugar, com 86,35 pontos. Os lanterninhas do levantamento foram os municípios de Osasco e Águas de São Pedro, que tiraram nota 5,83 e 5,36. (Confira o ranking completo de 2012)

Criado em 2007, o programa Município Verde Azul visa incentivar as cidades a lidar com seus problemas ambientais, de forma sustentável. De acordo com o governo, os municípios que tiraram nota superior a 80 no ranking de 2012 receberão um certificado que garante prioridade na captação estadual de recursos. Os 50 primeiros colocados ainda receberão equipamentos novos do Estado.

Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável - 20/12/2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...