julho 19, 2013

Desenhista de São Manuel lança História em Quadrinhos na Capital

Recebi a novela gráfica “Inspiração- Deixa entrar sol nesse porão”, do desenhista e roteirista Camilo Solano (graduado em Design Gráfico pela UNESP de Bauru), das mãos do grande amigo Marcos Mendes Maciel e fiquei surpreso com o material que encontrei.

No início não entendi como a pequena São Manuel podia ter um talento como Solano ainda escondido, e foi no desenrolar da HQ independente que entendi como uma história como essa poderia ter surgido na calma cidade do interior; o autor foi buscar.


Ele foi buscar! E quando digo buscar me refiro a uma busca que não visava apenas a história, mas possuído do que chamarei de espírito “Joe Sacco”, ele entrou na aventura e em estilo digno da célebre “Ódio”, do ilustre Peter Bagge, Solano narra as aventuras e desventuras entre um telefonema e o encontro com o escritor, ator e roteirista Lourenço Mutarelli, seu ídolo.

A história surpreende e ainda me lembro da época que encontrava Solano devorando quadrinhos nos corredores do Sebo Avalon, espaço de cultura que ganhou inclusive referência em sua HQ, no início dos anos 2000.

O sucesso da história não tenho dúvida e desejo muita sorte nessa estrada do mercado  nacional das HQ’s, que passado o êxtase da aventura de buscar a história, escrever e desenhar começa a ser percorrida no dia 20 de julho (2013) com o lançamento em São Paulo, na Gibiteria, que fica na Praça Benedito Calixto, 158 - 1º andar.

Na ocasião serão lançadas três obras independentes com Luciano Salles (O Quarto Vidente), Erick Carjes (TREPANAÇÃO) e Camilo Solano com INSPIRAÇÃO.

A reportagem do blog O Grito Notícias fez uma breve entrevista com Solano, que fala de sua experiência ao desenvolver e lançar sua primeira HQ independente.

O Grito Notícias - Qual foi a etapa mais difícil dessa produção? 
Camilo Solano - O mais difícil foi definir a história do começo ao fim, na verdade o mais difícil foi elaborar as páginas e os personagens... Não, não! O mais difícil foi desenhar tudo no A3, fazer a arte-final com pincel e nanquim, digitalizar tudo e arrumar balões e quadros no computador... Não, não! Acho que o mais difícil foi responder essa pergunta... Pois tudo é muito difícil na produção solitária de uma História em Quadrinhos.

O Grito Notícias -  O modo como foi desenvolvida é bastante interessante, relatos em primeira pessoa, é algo não muito comum no brasil. Porque escolheu esse estilo?
C. Solano - Escolhi esse estilo por me identificar muito mais com esse tipo de narrativa, por ser mais a minha cara. Diferente das histórias de super herói (que eu não odeio), essas histórias dizem mais do dia normal de uma pessoa comum que pode ter questões bem complexas para serem resolvidas e que no final não há necessidade de tanta ação, explosão e efeitos especiais.

O Grito Notícias - Já está preparando uma nova HQ?
C. Solano - Sempre tenho algumas ideias para novas histórias e o feedback que estou tendo com essa minha primeira HQ dá bastante ânimo de produzir mais. Porém, agora é a hora da divulgação desse livro e por enquanto é isso que irei fazer. Recebi um convite de produzir uma história para um vídeo independente. Acho que o próximo trabalho que vou fazer é esse.

O Grito Notícias -  Haverá lançamento local da HQ?
C. Solano - Talvez tenha um lançamento em Bauru no mês que vem, mas ainda estou acertando isso, nesse sábado (20 de julho) terá o lançamento em São Paulo na Gibiteria, mas para comprar a HQ eu estou vendendo diretamente pela fan page do Facebook: www.facebook.com/inspiracaoemquadrinhos/

O Grito Notícias -  Vi na publicação que você cita alguns pontos conhecidos, como o Sebo avalon. Que papel esses locais tiveram na sua vida como profissional?
C. Solano - A Avalon especificamente teve um papel fundamental na minha vida, pois eu estudei uma época no La Salle e a Avalon ficava muito perto dali.

Depois da aula sempre ia com meu irmão e amigos para lá e ficava fuçando nos quadrinhos que eu mal conhecia.

E foi justamente lá que o Paulão me apresentou o álbum que mudou minha vida para sempre, o livro "Blues" de Robert Crumb que me iniciou nos quadrinhos underground e foi justamente lá onde conheci e comprei.

O Grito Notícias -  O que acha do mercado das HQs, no Brasil?
C. Solano - O mercado de quadrinhos no Brasil está na sua melhor fase agora, parece que finalmente as editoras estão com olhares abertos para autores brasileiros e, para quem quer produzir HQ, eu acho que agora é a hora.

Isso não aconteceu do dia pra noite, tem muita gente aí lutando há muito tempo para conseguir dar lugar aos quadrinhos, e está indo bem. Mas sinto que ainda não é possível viver apenas de quadrinhos hoje em dia no Brasil. Existem autores que já vivem assim aqui, mas sempre produzindo para o mercado internacional. Produzir somente no Brasil ainda é um pouco difícil.


Sinopse da obra  por Larissa Sartori
Uma história que leva a realidade individual nas palavras e em alguns momentos, um expressionismo no
traço, Inspiração nasce para contar sua própria história através de quadros sequenciais. 

Quase como um retrato do autor, nela, através de um olhar inseguro, difícil e ansioso sobre os fatos, revela-se o processo criativo que a originou em um longo caminho que conduz o personagem principal a constatar a autenticidade de seu universo particular. 

Na trama, os acontecimentos diários carregados de um humor sutil, desde causos mais triviais da vida comum, como um corte de cabelo, ao mais inédito, como tomar um café com aquele artista favorito, sutilmente se confundem com duas outras realidades fictícias delineadas pelo personagem principal na ânsia de criar a história que melhor o traduz.

Complexa, intensa, desconcertante e perspicaz, Inspiração agrega ainda o valor e a força que a música pode adquirir em nosso cotidiano delineando um desfecho leve e simples tal como as coisas se resolvem no dia-a-dia. 

No correr dessas páginas, em algum momento você pode deparar-se com situações diárias que comumente passariam despercebidas aos seus olhos, mas que são, todas elas, fontes de Inspiração.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...