agosto 05, 2013

Walcyr Carrasco lança a coleção inédita Reconto Clássicos Infantis

Qual criança, ou mesmo adulto, não se emociona com um belo conto de fadas? Histórias da Cinderela, Gata Borralheira, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Gato de botas, O Patinho Feio e tantas outras atravessaram os séculos e continuam encantando leitores do mundo inteiro. Seja por seus enredos, personagens ou mesmo por seus significados.

Para os leitores que apreciam um bom conto de fadas, a Editora Moderna tem uma novidade: Walcyr Carrasco acaba de anunciar o lançamento da coleção Reconto Clássicos Infantis. Nesta série, Carrasco traz a sua releitura para os contos de Charles Perrault, Hans Christian Andersen e Irmãos Grimm. Voltada para crianças a partir de 8 anos, estes títulos têm como principal característica adaptações dinâmicas e ágeis, sem perder os elementos simbólicos de cada narrativa.


A coleção “Reconto Clássicos Infantis” é composta por quatro livros:

Contos de Perrault – as versões originais de Perrault apresentam muita narração e pouco diálogo. Na releitura de Walcyr para clássicos como Chapeuzinho Vermelho, A bela Adormecida, Pele de Asno, O Gato de Botas e outros, o andamento dos enredos são agilizados sem perder sua essência e encanto.

Contos de Grimm – como contador de histórias, o autor inovou na maneira de contar algumas das consagradas fábulas de Grimm. Explicando quando a situação requer, apagando-se quando cabe deixar a personagem aparecer e desempenhar seu papel, as narrativas dos irmãos Grimm foram adaptadas de maneira a tornar o livro mais gostoso de ser lido.

Contos de Andersen – com uma linguagem acessível, divertida e ágil, Walcyr traz as fábulas que tornaram Andersen famoso, como A sereiazinha e O Patinho Feio e outras menos conhecidas, como O sapo e A rosa de Homero. As obras de Andersen são relembradas aqui de forma bastante fiel e cuidadosa.

A Rainha de Neve – o texto original de Hans Christian Andersen recebe uma roupagem tropical feita com muito carinho pelo autor. A história que ocorre em paisagens nórdicas fica mais próxima do leitor com este “abrasileiramento”, possibilitando avizinharmo-nos com os problemas da narrativa e solidarizarmo-nos com suas soluções.

Os livros da série Reconto Clássicos Infantis possuem um formato diferenciado (13,5 x 18 cm), ideais para serem manuseados pelas crianças. O projeto gráfico da série é assinado por Alexandre Rampazo. O texto, aliado às imagens, são capazes de transportar qualquer leitor para o incrível mundo dos contos de fadas.

Sobre o autor

Walcyr Carrasco nasceu em 1951 em Bernardino de Campos-SP. Escritor, cronista, dramaturgo e roteirista, com diversos trabalhos premiados, formou-se na Escola de Comunicação e Artes de São Paulo. Por muitos anos trabalhou como jornalista nos maiores veículos de comunicação de São Paulo, ao mesmo tempo que iniciava sua carreira de escritor na revista Recreio. Desde então, escreveu diversas novelas, peças de teatro e publicou mais de trinta livros infantojuvenis, tendo recebido por suas obras muitos prêmios ao longo da carreira. É cronista de revistas semanais e membro da Academia Paulista de Letras, onde recebeu o título de Imortal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...